quarta-feira, 15 de abril de 2009

História do rap
Rap: ritimo e poesia nas periferias brasileiras
...Este é um trabalho de conclusão de curso (História) defendido na Universidade Central Paulista, São Carlos, em 2006, com avaliação nota 10 pela banca.

Resumo da Monografia
...Durante muito tempo, o rap foi trabalhado por autores somente como parte integrante do movimento hip hop, sendo apenas descrito em poucas páginas através de uma análise superficial de sua história e trajetória até a chegada às ruas brasileiras. Sabemos, no entanto, que este é um dos estilos musicais mais bem aceitos não só pela comunidade afro mundial, mas também por pessoas que vêem neste estilo musical um dos ritmos que mais cresce no mercado fonográfico, gerando lucros astronômicos em determinados países, como é o caso dos Estados Unidos. ...Sabemos, também que, como um reflexo do que ocorre com as produções estadunidenses, no Brasil esse estilo tem ganhado dia após dia uma grande massa de ouvintes. Esses apreciadores vêem no rap uma importante forma de expressão do dia-a-dia dos moradores das regiões mais pobres das grandes metrópoles brasileiras, que, quase constantemente, é recheado de abusos das autoridades locais, problemas com relação à moradia, criminalidade, tráfico, discriminação e falta de investimentos em infra-estrutura.
...Partindo das premissas acima dedico essa obra ao estudo da história desse estilo musical como uma das mais importantes faces da música afro, procurando mostrar a importância de sua inserção na sociedade não só como movimento musical, destinado ao entretenimento, mas também como instrumento de luta por melhores condições de vida de pessoas que foram deixadas à margem da sociedade ao longo da história, e que hoje procuram através da música atrair cada vez mais um maior número de adeptos para se unirem nesta busca.
Douglas R. Machado



4 comentários:

Jhonatan Perlingeiro disse...

Olá !
Sou estudante de Geografia da Universidade Federal Fluminense e farei minha monografia também sobre rap. No meu caso focarei mais no Gabriel o Pensador. Assim, a sua monografia se faz de uma rica contribuição ao seu trablho e gostaria de ver com você a possibilidade de conseguir a mesma em versão acadêmica digital para utilizá-la em meu trabalho respeitando todas as normas e citando o seu trabalho respeitando-o e dando o destaque que o mesmo merece. Posso contar com você parceiro ?

Douglas R. Machado disse...

Jhonatan,
Fico muito contente de saber sobre seu interesse em continuar a garinpar esse riquíssimo assunto em nível acadêmico.....obrigado pelo comentário! Quanto a versão acadêmica, me passe seu e-mail para entrarmos em contato...ele não será divulgado no blog..

Fabio disse...

Grand Douglas;
Sou acadêmico do curso de História da UFGD, e estou montando uma oficina sobre a influência da Africa na música Americana, seu trabalho é excelente e esta servindo de base para as reflexões que serão levantadas pelo meu trabalho junto aos alunos.

Obrigado,
Segue meu endereço no Facebook:
http://www.facebook.com/fabio.gomes.3551

Anônimo disse...

Hі thеre! Someоnе in mу Mуѕpаcе group shared thіs sіte wіth us sο
I cаme to check it out. I'm definitely loving the information. I'm boοkmаrκing and
will bе tweeting this to my followeгѕ! Greаt blog
and wondегful deѕign.

Mу web blοg - http://www.newsfortoday.co.uk/index.php?do=/blog/770/what-are-the-prime-rated-e-cigarette-starter-kits-available-to-buy-on-the-w

Postar um comentário

Contato/Comentários: